Diariamente, os Agentes de Vigilância Ambiental (Avas) vão de casa em casa orientar a população sobre o perigo da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os servidores eliminam possíveis focos ou tratam os prováveis depósitos de ovos do mosquito com o uso de larvicida. O papel dos agentes é importante no combate ao aedes e, por isso, é fundamental permitir as visitas de rotina.
Os servidores sempre estarão uniformizados e usando crachá funcional. Recentemente, a Secretaria de Saúde contratou 500 profissionais para somar esforços nas ações diárias. Eles usarão um colete na cor azul com a logomarca do Governo do Distrito Federal e com o brasão do Distrito Federal. Os Avas mais antigos continuarão usando o colete na cor bege com o brasão do GDF, além do crachá.
“Os uniformes vão ajudar na identificação destes agentes recém-contratados e que atuarão nas ruas do DF contra possíveis focos de mosquito da dengue e atendendo as demandas de saúde da população. É uma integração entre a Vigilância à Saúde e a Atenção Primária”, afirma o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.
De acordo com o gestor, é de extrema importância que a população receba os agentes de saúde que estão devidamente uniformizados.
Fonte: Agência Brasília