Devido à chegada de uma massa pré-frontal, massa de ar quente que antecede uma frente fria, a região metropolitana do Rio foi atingida por rajadas de vento superiores a 70 quilômetros por hora (km/h), provocando diversos transtornos à cidade e aos moradores.
O município do Rio entrou em estágio de mobilização às 15h20, devido aos registros de vento forte na Base Aérea de Santa Cruz (57,4 km/h),na zona oeste, no Aeroporto do Galeão (68,5 km/h), na Ilha do Governador, e no Aeroporto Santos Dumont (64,8 km/h), na região central da cidade. No Forte de Copacabana, na zona sul, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de vento de 77,8 km/h.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes pediu que os moradores da cidade evitem sair de casa. “Pessoal, uma forte ventania está atingindo diversas regiões da cidade. Quem puder, evite deslocamento, por precaução. As equipes da prefeitura já estão a postos para atender ocorrências”.
Previsão do tempo
De acordo com o Sistema Alerta Rio, para amanhã (22), o transporte de umidade do oceano para o continente ainda vai deixar o céu nublado a parcialmente nublado. Há previsão de chuva fraca a moderada, de curta duração, em pontos isolados durante o início da manhã. Os ventos estarão predominantemente moderados (18,5 km/h a 51,9 km/h), com ocasionais rajadas fortes (52 a 76 km/h) entre a tarde e a noite. As temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Fonte: Agência Brasil