A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã do último domingo (8), a Operação Ílion, com foco no combate ao tráfico de drogas na área conhecida como “Feira do Rolo”, localizada na Quadra 419 de Samambaia.
A ação foi coordenada pela 26ª Delegacia de Polícia, com apoio da 32ª e da 27ª DPs, além da Divisão de Apoio Logístico Operacional (Dalop), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).
Durante a operação, 15 pessoas foram presas, sendo 13 homens e duas mulheres, além da apreensão de seis adolescentes. Os adultos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Já os adolescentes responderão por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico e associação para o tráfico.

As investigações tiveram início em outubro de 2025, quando a PCDF identificou a atuação de uma associação criminosa que havia transformado o local em uma espécie de “feira de drogas”, com a comercialização de entorpecentes ocorrendo de forma ostensiva e ao ar livre. Segundo a apuração, as drogas eram cortadas, fracionadas e embaladas no próprio local.
Ainda conforme as investigações, os integrantes do grupo criminoso isolaram um perímetro específico da feira, impedindo a circulação de frequentadores que não estivessem envolvidos com o tráfico. Pessoas que tentavam acessar a área eram ameaçadas, inclusive com o uso de facas e armas de fogo, para garantir o domínio territorial e o funcionamento da atividade criminosa.

