Após dois dias de paralisação, os garis retomaram o trabalho nesta quarta-feira (24), permitindo a retomada da coleta de lixo em todo o Distrito Federal. Apesar disso, moradores ainda encontram pontos com acúmulo de resíduos em algumas regiões administrativas.
Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as equipes atuam para restabelecer a normalidade dos serviços e minimizar os impactos causados pela interrupção da coleta.
Mobilização teve alcance nacional
A paralisação integrou um movimento nacional da categoria em defesa da aprovação do PL dos Garis e Margaridas, proposta apresentada em 2020 e que ainda aguarda votação no Senado Federal.
O texto reconhece a limpeza urbana como atividade essencial e estabelece direitos trabalhistas para os profissionais do setor.
O que muda com o projeto
Entre as medidas previstas estão jornada semanal de 40 horas, piso salarial equivalente a dois salários mínimos e reajuste anual baseado no salário mínimo nacional.
- 30% dos garis voltam ao trabalho enquanto greve continua no DF
- Criança é atropelada por motocicleta em São Sebastião, no DF
- Ocupantes de boxes do Shopping Popular são convocados para fazer recadastramento
- Incêndio atinge garagem e destrói dois veículos no Paranoá
- Carro capota após bater em árvore no Lago Oeste e deixa dois feridos
A proposta também garante adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40% do salário-base.
