Garis retomam coleta após paralisação no DF

Categoria cobra aprovação de projeto no Senado

Após dois dias de paralisação, os garis retomaram o trabalho nesta quarta-feira (24), permitindo a retomada da coleta de lixo em todo o Distrito Federal. Apesar disso, moradores ainda encontram pontos com acúmulo de resíduos em algumas regiões administrativas.

Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as equipes atuam para restabelecer a normalidade dos serviços e minimizar os impactos causados pela interrupção da coleta.

Mobilização teve alcance nacional

A paralisação integrou um movimento nacional da categoria em defesa da aprovação do PL dos Garis e Margaridas, proposta apresentada em 2020 e que ainda aguarda votação no Senado Federal.

O texto reconhece a limpeza urbana como atividade essencial e estabelece direitos trabalhistas para os profissionais do setor.

O que muda com o projeto

Entre as medidas previstas estão jornada semanal de 40 horas, piso salarial equivalente a dois salários mínimos e reajuste anual baseado no salário mínimo nacional.

A proposta também garante adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40% do salário-base.

Últimas