Falta pouco para que a Esplanada dos Ministérios seja tomada por milhares de pessoas, reunidas com um único objetivo: celebrar o aniversário de 65 anos de Brasília. Com o tema “O melhor tempo é agora”, a programação foi pensada para oferecer opções para todos os gostos e idades. Haverá shows de artistas nacionais e locais de diversos estilos – do pagode ao sertanejo e gospel, apresentações culturais e cinema, entre outros eventos gratuitos.
Os shows começam neste sábado (19), com os cantores Wesley Safadão e Léo Santana. Domingo (20) terá Fagner, Mari Fernandez e o clássico espetáculo O Grande Encontro, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Já na segunda-feira (21), data oficial do aniversário de Brasília, o público poderá curtir shows das bandas Menos É Mais e BenzaDeus, além da dupla Zé Neto & Cristiano, que gravará novo conteúdo audiovisual direto do palco brasiliense. No mesmo dia, terá também espetáculo pirotécnico e o encerramento oficial das celebrações.
“Além dos shows com artistas nacionais e regionais, a programação contará com diversas atrações culturais, espaço gastronômico, área kids, eventos religiosos e muito mais”, afirma a chefe de gabinete da Chefia Executiva de Políticas Sociais do DF, Talita Mattosinhos. “A segurança, a organização e o acesso gratuito a todas as atividades estão sendo cuidadosamente planejados para garantir uma grande festa para toda a população.”
O programa Vai de Graça vai garantir o acesso da população às festividades, com gratuidade do transporte público, incluindo ônibus e metrô, desta quinta (17) até segunda-feira (21). Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, Especial (PcD), Idoso (sênior) ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca. Na ausência dessas opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança.
O show da dupla sertaneja também está na agenda da vendedora Gabriela Mendes, 19. “Quero ir no domingo e na segunda-feira para ver Zé Neto & Cristiano, Mari Fernandez e Menos é Mais. É bem o que eu gosto de ouvir”, diz ela. “Esse ano ficou só o ouro porque, além das passagens gratuitas, as atrações também são as melhores. A cada aniversário que passa está melhorando cada vez mais para a população”.
Programação
No âmbito religioso, a população pode aproveitar a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, na Sexta-feira Santa (18). O espetáculo chega à 52ª edição com um público estimado entre 100 e 150 mil pessoas. Na segunda (21), às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo arcebispo Dom Paulo Cezar, com expectativa de reunir cerca de 3 mil pessoas.
Nos dias 19 e 21, a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro vai receber espetáculos teatrais e de humor, além do concerto Clássicos do Rock, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Também haverá exposição no Museu Nacional e programação especial no Cine Brasília.