A partir de 2023, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai indicar dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski. Ambos se aposentarão em 2023. Ricardo Lewandowski em 11 de maio e Rosa Weber, em 2 de outubro. Nas datas, eles completam 75 anos, idade da aposentadoria obrigatória dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Depois de Lewandowski e Weber, o próximo ministro a se aposentar da Corte é Luiz Fux, em 2028. Ele foi indicado à Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2011. Já os Ministros Nunes Marques e André Mendonça indicados pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), são os ministros mais novos do STF. consequentemente são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte, ambos se aposentarão em 2047.
Lula indicará ainda 31 magistrados para dez tribunais diferentes, além dos juízes do STF.
- STF é informado sobre falha em tornozeleira de Bolsonaro
- Mendonça rejeita pedido de Vorcaro e mantém prisão preventiva
- PGR não vê falta grave de Bolsonaro em caso de arma apreendida
- Moraes dá 48 horas para PGR se manifestar sobre arma de Bolsonaro
- Moraes decide nesta semana futuro da prisão domiciliar de Bolsonaro
